Após a escolha do destino (afinal, não tem como viajar sem escolher para onde ir), eu acredito ser fundamental se organizar para estruturar a sua viagem, não apenas no que se refere aos custos, mas também em relação aos passeios que serão realizados, pois o fundamental é que haja planejamento.
Planilha de Viagem
Para me organizar melhor, eu uso uma planilha que encontrei por volta de 2015 quando procurava montar o roteiro da minha primeira viagem, o blog de origem, bem como acesso a planilha, pode ser consultada aqui
Fiz algumas modificações para se adaptarem ao meu uso, porém ambas são completas e úteis para organizar uma viagem, seja ela longa ou curta, caso deseje consultar a minha versão modificada, clique aqui.
Além dessas, e da opção de você montar uma planilha própria, o Excel possui modelos prontos, basta realizar uma busca dentro do programa, e encontrar o formato que se adapta melhor à sua necessidade.
Independente da sua planilha ou qualquer outro método escolhido, é importante planejar, ou pelo menos organizar alguns lugares que deseja visitar nas cidades, pois se deixar para pensar no próximo passeio na noite anterior, talvez não funcione muito bem (experiência própria).
A maior vantagem que uma planilha, ou até mesmo aplicativos, podem oferecer, é reunir todas as informações de viagem num único lugar, bem como calcular o orçamento de forma detalhada e simplificada.
Montagem de um Cronograma
Independente da forma escolhida de organização, você precisa montar um cronograma do que deseja realizar no período da viagem.
E uma dica que posso dar é que quando for montar um cronograma não seja tão rígido com os horários, não coloque muitas atrações num único dia e dê preferência por lugares próximos.
Dessa forma, você poderá aproveitar mais as atrações e ganhará em eficiência otimizando o seu tempo de viagem com menor tempo no percurso.
Meios de Transportes
Passagens aéreas
Inicie a pesquisa tão logo decida realizar a viagem e fique de olho nas promoções que as companhias aéreas realizam de tempos em tempos.
Existem alguns sites que buscam os menores preços e inclusive te avisam quando reduzem os preços e/ou aumentam. Eu já utilizo há algum tempo o Skyscanner, para ter uma ideia da evolução dos preços.
Já li que o melhor momento para comprar é com antecedência de até 120 dias, mas como existem as promoções, eu não sei se esse é o melhor prazo em todas as situações. Porém nessa viagem comprei a passagem com 134 dias de antecedência. Hoje, o valor está próximo ao que eu paguei (acima, mas próximo).
É um fato conhecido que a alteração dos preços se dá de forma continua, durante o dia e muitas vezes até mesmo mudando o dispositivo de consulta.
Logo, a menos que seja uma viagem em cima da hora, pesquise com antecedência para adquirir um bom preço, independente se for direto ou com conexões.
Trens
Se o destino possibilita viagens de trens, pesquise, pode ser sempre uma boa alternativa e rápida (se comparado a carros e ônibus).
Porém, se for viajar nessa modalidade, vá se planejando com antecedência para que não haja problemas de última hora.
Inicialmente eu iria fazer aqui uma análise detalhada dos trens, mas ficou grande e optei por realizar um novo post dedicado aos trens da Europa.
Entretenimento
Espetáculos
Se você vai ver algum espetáculo, ou parques, por exemplo, adquira com antecedência, além dos sites de venda, se o seu cartão de crédito permitir, verifique o sistema de Concierge, pode ser bem interessante usar.
Existem shows e espetáculos que podem se esgotar muito rapidamente, portando, a palavra chave é: planejando você poderá conseguir ver tudo o que desejar
Museus e outras atrações culturais
Algumas cidades oferecem um City Card, ou City Pass, que além de descontos em atrações, possibilita a entrada em museus de forma gratuita.
Verifique no site da prefeitura da cidade se eles oferecem essa vantagem.
E se oferecerem, veja se vale a pena adquirir, pois em alguns casos não compensa, se for em poucos museus, por exemplo, pode valer a pena o ingresso individual.