Cannes: A cidade do Cinema e Pérola da Riviera

A cidade de Cannes é uma das mais conhecidas da Riviera Francesa em todo o mundo, tanto por sua beleza como pelo Festival de Cinema que ocorre anualmente.

Quando pensei em visitar a Riviera, Cannes foi uma das primeiras opções a serem incluídas no roteiro, por ser uma das cidades mais elegantes da França.

Como chegar?

Como eu fiquei hospedado em Nice, bastou pegar um trem na Gare de Nice Saint-Augustin. O custo do trem foi de aproximadamente 3-6 euros por trecho. Já o trajeto levou cerca de 30 minutos para chegar na Gare (Estação) de Cannes.

Nice-Cannes
Trajeto percorrido entre a cidade de Nice e Cannes.

Locomovendo-se por Cannes

O centro de Cannes é pequeno, então eu não pensei duas vezes e preferi fazer todo o caminho a pé, pois além de tudo o dia estava extremamente lindo na cidade.

Contudo a cidade conta com 30 linhas regulares de ônibus e 4 linhas noturnas, possui um custo de 1,50 € e se comprar um pacote com 10 viagens sai por 12,50 €.

Para mais informações sobre o transporte acesse o site da prefeitura da cidade

Além disso, também existem os barcos que fazem a ligação entre as praias de Cannes, para isso, basta acessar o site acima.

Festival de Cinema de Cannes

Palais des Festivals et des Congrés de Cannes
Palais des Festivals et des Congrés de Cannes, onde ocorre um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo

É um dos, se não for o mais importante Festival de Cinema do Mundo, ocorre anualmente em maio.

Reúne os principais atores e atrizes, diretores, produtores do mundo, tal qual a Premiação do Oscar.

O festival se iniciou em 1946, porém desde 1939 já havia a intenção de se fazer um Festival na França. Tudo começou de fato após uma nota do governo francês se ressentir sobre a Mostra de Veneza, devido a interferência Nazifascista nesta que até então era uma das principais da Europa.

Já houve 72 edições do Festival de Cannes e para 2020 deverá ocorrer a 73a edição, entre 12 e 23 de Maio.

Ocorre no Palais des Festivals et des Congrés de Cannes.

Durante o Festival, Cannes atrai milhares de jornalistas e turistas, tanto franceses como estrangeiros.

Então, se pretende viajar em Maio, visitar o Festival e conhecer as novidades do cinema mundial será a opção certeira, embora os custos devem ser mais altos do que visitar Cannes em outras épocas do ano.

Cartaz sobre Titanic próximo ao Palais des Festivals et des Congrés de Cannes
Para quem deseja fazer parte de algum filme, é a oportunidade, além desse que retrata Titanic, existem outros filmes na praça ao redor do Palais de Festivals de Cannes

Atrações de Cannes

Como falei acima, a cidade é pequena, ao menos a parte movimentada da cidade, então não há uma variedade tão grande como em outras cidades, mas ainda tem algumas boas atrações (ao menos assim me pareceu ser), sendo que as duas primeiras tem acesso pelo Côte d’Azur Card como por exemplo:

  • Musée de la Castre: É um museu focado em arte primitiva do Himalaia/Tibet, Oceania, da América Pré-colombiana e antiguidades mediterrâneas. Tambem conta com instrumentos musicais do mundo e pinturas orientais do século XIX.
    • É um dos raros testemunhos da Idade Média em Cannes. A construção teve início em meados do século XI e serviu como monastério, ao longo dos séculos teve parte da construção destruída. Foi confiscado pelo Estado durante a Revolução e no início do Século XX, a cidade de Cannes adquiriu o prédio.
    • Está situado em: Le Suquet, 06400 Cannes.
    • Custa 6 euros (inteira ou 3 euros a meia).
  • Centre d’Art La Malmaison: Centro de Arte que abriga diversas exposições temporárias.
    • Atualmente abriga a exposição: “Niki de Saint Phalle, l’ombre et la lumière” (Niki de Saint Phalle, a sombra e a luz), obras da pintora, escultura e cineasta francesa, nascida em 1930 e falecida em 2002.
    • A exposição ficará em Cannes até 3 de novembro.
    • Está situada em : La Malmaison, 47 Boulevard La Croisette, Cannes
    • Custo de 6 euros, na inteira e 3 euros na meia.
  • As Praias de Cannes, diferente do que ocorre na grande parte do Brasil, algumas das praias de Cannes são privadas. Por isso, o acesso poderá ser cobrado, algumas são administradas por grandes hotéis, de forma que se for hóspede, poderá acessar de graça a praia.

Flanando pela Croisette

Diferentemente das outras cidades, eu quase não andei pela cidade, pois o tempo estava tão lindo que preferi não ir em nenhum museu e ficar na Promenade de la Croisette, observando o mar mediterrâneo.

A Promenade de la Croisette é uma das principais vias de Cannes, nela é que se encontra o Palais onde ocorre o festival de cinema.

Infelizmente as praias por onde passei estavam em reforma, pois a própria cidade estava reformando o Boulevard de la Croisette, de forma que fiquei, portanto só nos bancos que ficam na calçada antes do acesso à praia.

Já para almoçar, como demorei muito tempo, acabei indo em fast food. Os restaurantes estavam fechados e não havia nenhum outro lugar que não custasse um rim para almoçar (já era por volta das 16h).

Embora eu tenha ficado poucas horas na cidade e não fui em nenhum grande monumento ou museu, é uma cidade linda e que vale a pena ser conhecida.

Deixe uma resposta