Quando eu estava montando o meu roteiro, eu possuía inúmeras ideias de cidades que gostaria de visitar, Toulouse sempre esteve no meio e felizmente foi uma das felizardas em me receber!
Um dos principais motivos pelo qual quis conhecer Toulouse é a existência da Fábrica da Airbus e do Aeroscopia, que se trata do Museu Aeroespacial que está ao lado da Fábrica da Airbus.
No meu cronograma inicial havia dedicado a parte da manhã para a visita à fábrica da Airbus e a parte da tarde deixaria para visitar os museus da cidade, porém não foi bem isso que aconteceu na minha visita.
Como chegar em Toulouse
Apesar de demorar pouco mais de 4 horas, percorrendo os cerca de 770 quilômetros que separam Toulouse de Paris, eu sinceramente acredito que a melhor opção é o trem.
Eu cheguei em Toulouse no dia 8 de Janeiro, após visitar Bordeaux, porém o trem partindo de Paris ou com direção à Paris faz esse mesmo trajeto, com uma das paradas sendo a estação de Bordeaux.
Eu usei dois dias do Eurail Pass, pois aproveitei o dia 08 para fazer o trajeto Paris-Bordeaux-Toulouse e no dia seguinte, Toulouse-Paris.
Locomoção em Toulouse
Eu optei por não usar o Toulouse Pass Tourism, pois cheguei por volta das 21h20 e o Guichê de Turismo já estava fechado e no dia seguinte eu teria que estar no Museu Aeroespacial antes do horário de abertura do Guichê.
Mas é a melhor opção para quem conseguir usufruir dos benefícios.
Eu adquiri um Bilhete Diário ilimitado para usar nos bondes e no metrô da cidade, abaixo é possível ver a rede de transporte público
Rede densa e completa
- 2 linhas de metrô (A e B) e 38 estações
- 2 linhas de metrô de superfície
- 1 única zona tarifária (1 mesmo ticket para Toulouse e
periferia) - Mais de 80 linhas de ônibus
- 1 rede de ônibus noturnos:
- das 21h30 à 1h sexta-feira e sábado
- das 21h30 à meia-noite de domingo a quinta-feira
- Serviço de Mobibus mediante solicitação para as pessoas com
mobilidade reduzida ou deficientes visuais
Se Hospedando em Toulouse
Em Toulouse foi a primeira cidade que eu dormi, além de Paris, eu fiquei hospedado no Hotel Occitania Centre Toulouse Matabiau é um hotel três estrelas situado praticamente ao lado da estação de trem, cerca de 200 metros.
Quarto Solteiro Standard
Extremamente limpo e organizado, apesar da minha estadia curta foi muito satisfatória.
Abaixo seguem algumas fotos do quarto e do banheiro, que felizmente incluía banheira.
Café da Manhã
Apesar de eu não ter tirado foto do Café da Manhã, que não embora não houvesse muitas opções de alimentos, era possível se alimentar muito bem.
Conclusão
Embora não seja luxuoso é perfeito para a hospedagem, em especial se chega tarde na cidade, não é necessário nem gastar com ônibus, metrô ou táxi, em poucos passos se chega ao Hotel.
Numa escala de 0 a 10, esse hotel merece um 8 no geral.
Museu Aeronáutico de Toulouse e Airbus
Visita à Airbus
Eu agendei a visita ao Circuito Descoberta Airbus (Circuit Airbus Découverte – Let’s visit Airbus!) para às 09h30, porém por um problema qualquer eles alteraram o horário para às 10h00.
Por ser Não-Europeu, eles pedem que o agendamento ocorra com pelo menos 2 dias de antecedência, e deve ser efetuado pelo site e já dá direito a entrada no Museu.
Infelizmente não é permitido gravar ou fotografar dentro das instalações da Airbus, por sigilo à propriedade intelectual.
Contudo, a visita guiada por um pequeno trecho da fábrica, onde é explicado o desenvolvimento dos aviões, bem como parte da fabricação destes. Logo de cara, entramos numa sala onde é exibido o primeiro voo do A380, o maior avião de passageiros do mundo.
A visita à Airbus, infelizmente, é bem curta, mas é interessante, por exibir um pouco mais sobre o assunto (especialmente para quem gosta de aviação).
Visita ao Museu Aeronáutico
Essa foi a melhor parte da Visita, afinal, é onde existem diversos modelos de aviões, alguns em escala e outro em tamanho real.
Também é descrito toda a história da aviação, desde os primeiros inventores, como Santos Dumont e os demais aventureiros que possibilitaram a criação dessa máquina que corta grandes distâncias em poucas horas.
Eu poderia escrever muito mais sobre o Museu, afinal, ele meio que atravancou o que eu havia pré-agendado, mas seguem algumas fotos do Museu:
Com capacidade de atravessar o Atlântico, passageiros e/ou cargas.
Loja de Presentes
Como todo bom Museu, na saída tem uma loja de presentes que é a perdição para qualquer pessoa, de criança até adulto.
Eu como um admirador da aviação e apaixonado pelo A380 e pelo Concorde, comprei um modelo de cada em escala de 1:200. Infelizmente só faltou uma miniatura do Boeing 747 para completar o trio dos meus aviões preferidos.
Flanando por Toulouse
Como fiquei muito mais tempo do que o previsto no Museu Aeronáutico, eu preferi ir até à Praça do Capitólio, que é a Sede da Prefeitura.
O Capitólio é um edifício construído a partir de 1.190, porém a facha que é em Estilo Clássico data de metade do Século XVIII (1.750-1.760).
No centro da Fachada, quando eu observei de perto, achei extremamente curioso que no topo é exibido o símbolo da monarquia, as Flores de Lis, coroada e com anjos ao redor do brasão e abaixo o símbolo da república, o Brasão da República Francesa. Curioso, obviamente por embora ter havido a troca de regime, o símbolo permaneceu intocado, sendo apenas adicionado o outro, como é possível ver
Almoço
Neste dia, como já estava na Praça do Capitólio, preferi escolher um dos restaurantes que tem vista para à praça e comer por lá.
Fiquei alguns minutos andando pela Praça, vendo os Menus dos restaurantes e acabei me interessando pela Brasserie Les Arcades (se não me falha a memória).
Entrada
Foi oferecido pães e azeitonas recheadas. E para beber, optei por uma taça de Champagne (afinal, não há melhor bebida no mundo)
Prato Principal
Optei por uma coxa de pato recheada e purê de batata
Sobremesa
Eu aceitei a sugestão do dia e peguei o “Le Royal aux 3 chocolats”, que é a maravilha abaixo
Avaliação
Eu gostei muito do Restaurante Les Arcades, é um ambiente elegante e que possui uma equipe maravilhosa e comidas divinas.
O custo da refeição (além do citado, também tomei coca cola) foi de 35,70 euros, caso não fosse a taça de Champagne, o custo da refeição cairia para aproximadamente 25 euros.
Considero que para uma refeição eventual não é absurda (obvio, se não efetuar a conversão de valores).
A Cidade de Toulouse
Me arrependo de ter deixado somente um dia (isso se considerar que o Trem de volta à Paris sairia por volta das 18h48).
Então no pouco tempo que fiquei pouco pude aproveitar a cidade que é linda.
Toulouse é a quarta maior cidade da França e possui raízes, assim como algumas das outras grandes cidades que remontam à Era Pré-Romana e cresceu no período romano.
Toulouse: Idade Média – Era Napoleônica
A partir de 418, se tornou a capital do mais antigo Reino Romano-Germânico, o Reino Visigodo (posteriormente se tornaria o Reino da Aquitânia), até ser incorporada ao Reino dos Francos Ocidentais, de onde nasceu o poderoso Reino da França.
Toulouse foi durante as Guerras de Religiões, em meados do século XVI considerada um bastião de um catolicismo intransigente, por assim dizer. O título de cidade ultracatólica permaneceria com Toulouse por pelo menos mais dois séculos, culminando na Revolução Francesa.
Com o fim das instituições do Antigo Regime, já durante a Era Napoleônica, o poder de Toulouse foi afetado, contudo com o êxodo rural que se iniciou nessa época, deu um novo ‘ar’ para a cidade
Toulouse: Século XIX – Século XXI
Diferente de outras cidades, Toulouse não sofreu uma verdadeira revolução industrial, mas foi afetada durante o Segundo Império, quando as estradas de ferro e a abertura do canal lateral ao Rio Garonne, complementando assim o Canal Midi, que liga o Mar Mediterrâneo à Toulouse, com a criação do Canal de Garrone, que liga Toulouse à Bordeaux, é possível passar do Mediterrâneo até o Atlântico, sem precisar passar por Espanha e Portugal, por exemplo.
Na segunda metade do Século XX, Toulouse se transformou num polo para a indústria aeronáutica e hoje é uma das sedes da Airbus, uma das duas maiores empresas do ramo aéreo, ao lado da americana Boeing.
Hoje a cidade de Toulouse possui uma população estimada em 747 mil pessoas e possui diversas universidades que contribuem para o desenvolvimento e inovação da economia, não apenas local, mas também nacional e mundial.
Toulouse: Uma cidade que vale a pena
Toulouse é uma cidade que vale a pena conhecer, por ser bela, antiga e moderna ao mesmo tempo, abraçando todos num só ambiente.
É uma cidade que embora tenha visto pouco, desejo conhecer muito melhor em breve, ou seja, eu acredito sinceramente que vale a visita.
Conheça Toulouse! 😀