Celular: Escolha da Operadora

Com o avanço da tecnologia e a disseminação de informações instantâneas é praticamente impensável viajar e ficar sem o celular, se for uma viagem rápida, até é possível sobreviver com Wi-Fi, mas quando se trata de uma viagem de alguns dias é importante ter um chip pré-pago, por isso é muito importante realizar a escolha da operadora que melhor se adeque a seu perfil.

A França possui 4 grandes empresas de telefonia: Bouygues Telecom, Free Mobile, Orange e SFR. Exceto a Free Mobile, todas oferecerem cartão pré-pago (pois não vale a pena os planos pós-pagos, a menos que vá sempre, nesta situação é necessário verificar se vale a pena).

Com dados de 2016 a Orange é a 11ª maior companhia telefônica móvel do mundo, então vamos começar uma análise por ela.

Orange

O Chip custa a partir de 3,90 Euros e possui 5 tipos de recargas:

  • Recarga Clássica (recharge Classiques): com valores a partir de 5 euros (6 dias de validade), até 100 euros (um ano)
  • Recarga Máxima (recharge max): valores a partir de 5 euros (validade de 1 semana) até 30 euros (válido por um mês). O diferencial neste caso é que já inclui franquia de internet (de 20MB até 20GB, os 20GB são promocionais e válidos até 06/02/2019, depois retornará para 10 GB).
  • Recarga Mundo (recharge monde): valores de 5, 10 e 20 euros, válidos por 5, 14 e 30 dias. Permite realizar ligações para o mundo todo, com duração máxima de 16, 33 ou 66 minutos. A internet só é disponibilizada no plano de 20 euros, e são 2 GB.
  • Recarga Internet (recharge internet mobile): Apenas permite a utilização de internet, sem ligações ou sms, planos de 5, 10 e 25 euros, com franquia de 300 MB, 1GB e 10GB, por 1 semana, 2 semanas ou 1 mês.
  • Recarga Orange Feriado (recharge Orange Holiday): 20 euros por 1 hora de ligações, e 500 SMS, pela Europa inteira, com 5 GB de internet e uso do wi-fi da Orange de forma ilimitada, com validade de 14 dias.

Bouygues Telecom

Foi a operadora que eu usei na minha primeira viagem para França, apresenta planos mais caros que a Orange e com menor quantidade de dados de internet para utilização. No plano Carte XL (Cartão ‘grande’), que possui ligações e SMS/MMS de forma ilimitada:

  • 5 euros: Válido por 3 dias, com 500 MB de internet.
  • 10 euros: Válido por 10 dias, com 1 GB de internet.
  • 20 euros: Válido por 1 mês, com 2 Gb de internet.
  • 40 euros: Válido por 2 meses, com 5 GB de internet.

Além do plano Carte XL, tem a Carte Classique (Cartão Clássico), onde é cobrado por MB usado e possui limitação de ligações e/ou SMS.

SRF (Société française du radiotéléphone)

O chip custa 3,99 euros, pois está em promoção, o preço normal é de 9,99 euros. Possui 4 tipos de recargas que possuem valores diferentes. Os valores de recargas estão em promoção até 07 de janeiro de 2019:

  • Chamando Ilimitado (Appeler en illimité): Existem recargas de 5, 10, 20 e 30 euros, no site, só tem informação dos planos de 20 e 30 euros, que dão 15 e 50 GB de internet, ambos válidos por 30 dias. Além disso, possuem SMS/MMS e ligações ilimitadas.
  • Surfando na Internet (Surfer sur internet): Existem recargas de 5, 10, 25 e 35 euros, o plano de 25 euros dá 20 GB de internet por 30 dias. Sem ligações ou SMS.
  • Chamando no Exterior (Appler l’étranger): são até 150 minutos de ligações para qualquer parte do mundo e 6 GB de internet por 30 dias. Aparentemente possui os seguintes valores de recargas: 5, 10, 15, 20 e 30 euros, as informações acima se referem aos planos de 30 euros).
  • Comunicar como quiser (Communiquer comme vous voulez): Não tem muitas informações disponíveis, porém no plano de 25 euros (aparentemente existem 5, 10, 15, 25, 35, 65 e 95 euros), existe 1 GB de internet. (Pelo nome, é de se imaginar que você pode organizar os entre minutos e internet ou SMS).

Conclusão

Se for viajar na época da promoção (que está para acabar) e desejar usar muito a internet o melhor plano é o da SRF que está disponibilizando 50 GB por 1 mês, ao custo de 30 euros, mesmo valor que a Orange cobra por 20 GB.

Após a promoção (da Orange vai até fevereiro, enquanto da SRF até janeiro), talvez a situação mude.

Pelo que eu vi, existem outras empresas menores (que usam a rede das maiores) e mesmo é possível usar o Roaming das companhias brasileiras (não deve ser a melhor opção).

Eu acabei optando pela SFR, porém, eu cometi um erro imenso, quando cheguei no aeroporto fui a primeira loja Relay que encontrei e comprei um chip por 30 Euros, porém na pressa, não observei que a recarga, com 10 GB, eram válidos por apenas 7 dias.

Dessa forma, como ativei no dia 26 de Dezembro, a validade foi até dia 1° de Janeiro. Tentei recarregar pela internet, com cartão de crédito, mas era permitido, entrei em contato com a Assistência da SFR no Twitter e eles responderam rapidamente, informando que eu necessitaria cadastrar pela Central, onde passei meus dados, e-mail, número do passaporte, nome e endereço em Paris. (eu optei pela conversa em Francês, mas existe um número em inglês).

Após modificação do plano, consegui fazer uma nova recarga (da promoção de 50 GB por um mês).

Após uma semana de uso, posso dizer que a SFR é ótima, fiquei sem sinal poucas vezes (sobretudo em algumas estações de metrô, ou quando estava usando o trem).

Deixe uma resposta