Trens pela Europa, qual opção selecionar?

Trens de Alta Velocidade são opções viáveis para viagens na Europa

Se você gosta de trens, a Europa é sem sombra de dúvidas, o continente que possui a melhor malha ferroviária, pois com certa facilidade dá para cruzar o continente inteiro abordo de um trem (na verdade vários).

É o que eu tenho feito, meu roteiro ainda está em aberto, até porque não posso comprar as passagens ainda (apenas até a primeira semana de janeiro tem datas disponíveis).

Eu ainda estou em dúvidas quanto a comprar a passagem individual e um Pass ilimitado para alguns dias, e é disso que venho falar hoje a diferença entre os Passes existentes.

Existem alguns sites para compra de passes e passagens na Europa, eu achei até o momento duas empresas que oferecem: a Rail Europe ou a Eurail, o primeiro também vende passagens individuais, enquanto o segundo apenas Passes e Reservas.

Opções de Passes

Como falei acima, além da opção de compra da passagem unitária, existem outras opções de passagens que podem ser mais vantajosas, a depender do seu roteiro planejado, segue algumas das opções para Europa:

  • Global Pass: Permite acesso em 28 países durante a validade do seu ticket, existem várias opções de dias que com certeza adaptará a sua necessidade.
  • One Country Pass: Permite que você visite apenas um país de trem.
  • Select Pass: Permite selecionar entre 2 e 4 países para visitar.

Essas opções permitem usar quantos trens quiser pelo período do passe. Porém, você deve ficar atento a alguns detalhes: Para alguns trechos e/ou tipos de trem é necessário reservar o lugar e essa reserva não é de graça, logo, você terá um custo adicional.

Se optar por um dos passes acima, compre com antecedência, pois pelo que eu pude observar, o frete para o Brasil sai mais barato do que se for para a Europa (ao menos a França).

Descontos

Os Passes, independente dos tipos existem descontos para algumas situações:

  • Idade (Abaixo de 28 anos – no primeiro dia da viagem, é obrigatório que tenha 27 anos).
  • Adultos que viajam em grupo (duas ou mais pessoas – neste caso, todas as viagens devem ser efetuadas com o grupo).
  • Crianças (abaixo de 12 anos) viajam de graça, se acompanhado.

Os descontos variam de 15% (Para adultos que vão em dupla ou grupo) a 20% (para jovens).

Vantagens Adicionais

Além dos Descontos oferecidos pela idade ou por viajar em grupo, os Passes também apresentam as seguintes vantagens (para a França, contudo, cada país tem sua própria lista)

  • Redução no Preço do Riviera Francesa Pass, do Lyon City Card, Marselha City Card, Nantes City Card, dentre outras cidades, que possibilita visitar diversos museus e atrações da cidade de graça ou com desconto.
  • Desconto de até 20 Euros na compra do ingresso para a Disneyland Paris.
  • Viagens mais baratas entre a França e a Irlanda, de barco, bem como em outras rotas de transporte.
  • Desconto em redes de hotéis;
  • Viajar de graça entre algumas linhas de ônibus da SNCF (Estatal francesa ferroviária).

Trens: Pass na Eurail ou Rail Europe?

No início falei das duas opções de Passes: Eurail ou Rail Europe. Teoricamente daria na mesma, pois o passe vendido pela Rail Europe é da Eurail, ou seja, é uma revendedora.

O que muda é o custo que você terá em cada um deles e a comodidade que pode haver.

A análise será feita considerando o Eurail France Pass com duração de 8 dias (que podem ser usados ao longo de um mês), porém existem opões com menos tempo.

Preço do Passe

Rail Europe

Para Adulto (+28 anos): Primeira Classe custa 342,50 Euros, enquanto na Segunda Classe custa 275 Euros.

Para Jovem (12-27 Anos): Primeira Classe custa 275,00 Euros, enquanto na Segunda Classe o passe sai por 224 Euros.

Eurail

Para Adulto (+28 anos): Primeira Classe custa 345,00 Euros, enquanto na Segunda Classe custa 277 Euros.

Para Jovem (12-27 Anos): Primeira Classe custa 277,00 Euros, enquanto na Segunda Classe o passe sai por 226 Euros.

Considerando apenas o preço do Passe, o vendido pela Rail Europe seria o mais vantajoso, contudo, como veremos mais adiante, a verdade não é exatamente essa.

Seguro

Ele é totalmente opcional e vai de você, se vale a pena ou não pagar por ele.

Rail Europe

O custo do Seguro opcional é de 14,50 euros, a cobertura completa pode ser consultada aqui

Eurail

O custo do Seguro é de 8 Euros (55% do valor da Rail Europe), as condições podem ser consultadas aqui

Entrega

Ambos os Passes devem ser enviados por Correios (no momento da compra você pode selecionar para onde deseja enviar, o custo irá variar conforme o País, para o Brasil, segue conforme abaixo:

Rail Europe

Apresenta um custo fixo de 16 euros, não cita na página de compra o prazo previsto para entrega (imagino que vá apresentar nas páginas seguintes).

Eurail

Apresenta duas opções de Frete: Premium, com rastreamento e entrega 100% no prazo (segundo o que consta no site), sendo este de 6 dias úteis: Custo 29 Euros.

Remessa Padrão com rastreamento, prazo estimado de 9 dias úteis e preço de 15 euros.

Outras Taxas

Rail Europe

Apresenta uma taxa de processamento de 4 Euros.

Eurail

Não apresenta Taxa Extra.

Custo do Passe

Ao considerar o custo do Passe de 8 dias para a França nas duas empresas vendedoras desse passe fica da seguinte forma:

Adultos

Classe 1ª Classe 2ª Classe
EmpresaRail EuropeEurailRail EuropeEurail
Passe342,50345,00275,00277,00
Entrega16,0015,0016,0015,00
Taxa4,00-4,00-
Seguro14,508,0014,508,00
Total377,00368,00309,50300,00

Jovens

Classe1ª Classe2ª Classe
EmpresaRail EuropeEurailRail EuropeEurail
Passe275,00277,00224,00226,00
Entrega16,0015,0016,0015,00
Taxa4,00-4,00-
Seguro14,508,0014,508,00
Total309,50300,00258,50249,00

Os preços da Eurail vencem os da Rail Europe por alguns euros, pois embora cobre mais caro pelo passe, não cobra taxa de processamento, a entrega sai mais barato (1 euro) e também o Seguro, se desejar optar é mais barato na Eurail do que na Rail Europe.

Outros Custos

Não basta comprar somente o Passe para viajar por N dias no país ou países desejados, você deve pensar no custo que terá com as reservas.

Pois conforme mencionei acima, para alguns trens (normalmente, de Alta Velocidade na França (TGV) e trens noturnos) é obrigatório a realização de reservas e essas reservas não são gratuitas, portanto, vamos analisar os preços cobrados na reserva:

Preços das Reservas

O valor da reserva em si eu acredito que seja o mesmo, pois só é possível simular, caso seja portador de um dos passes, no site da Rail Europe, no site da Eurail, é necessário já possuir o passe para realizar as reservas.

O valor em si varia de 1,50 euros (para alguns trens que não é obrigatório a realização de reserva) até em torno de 20 Euros (para alguns TGVs, embora pelo que eu pude notar, nas simulações que eu realizei até hoje, o preço normal é de 10 euros por reserva nos TGVs – independente da classe escolhida).

Taxas Adicionais na Reserva

Rail Europe

Caso a reserva seja comprada separada do Pass (por exemplo, você opta em comprar o Eurail France Pass hoje e daqui um mês resolve adquirir a reserva de um lugar no TGV entre Paris e Nice), é cobrado a taxa de entrega (16 Euros) e uma Taxa de Processamento de 10 Euros. Que somado ao valor da reserva, de 10 Euros. Custará, portanto 36 Euros (ou 26, se comprar a reserva junto com o Pass).

Essa Taxa de Processamento, de 10 euros, será cobrada para cada uma das reservas, independente do valor da reserva (por exemplo, o preço da Reserva de Nice para Mônico é de 3,50 euros, mas com a Taxa de Processamento, se for reservar, o preço sai por 13,50 euros).

Numa simulação de duas pessoas viajando, é cobrada duas vezes a taxa de processamento (ou seja, 20 Euros).

Eurail

Tendo em vista a impossibilidade de se fazer a simulação de reserva sem ter o Pass, eu questionei no “Fale Conosco” deles se existiria alguma taxa adicional, além do valor da Reserva.

Eles me responderam avisando que para países cobertos pelo sistema de Autoatendimento, o valor da taxa é de 6 Euros e para os países que não estão cobertos e necessitam ser realizadas pelo Portal de Reservas, o custo da taxa é de 8 Euros.

Quanto a cobrança da taxa adicional, no site apenas menciona se duas pessoas forem viajar para um mesmo destino, a taxa de 6 ou 8 Euros será cobrada apenas uma vez.

Porém se você for viajar sozinho e querer reservar alguns trechos da viagem ao mesmo tempo, será cobrada a taxa por trem: Exemplo: Você reserva Paris-Calais e depois Calais-Lille, você pagará duas vezes a tarifa (que neste caso, acredito ser de 6 euros), pois são trens diferentes.

Conclusão

A equipe de atendimento do Eurail respondeu as minhas primeiras dúvidas em menos de 24 horas (realizei num sábado, recebi a resposta no domingo pela manhã e as demais manteve-se nesse mesmo ritmo).

A equipe do Europe Rail, quando questionei algumas informações também respondeu com agilidade, mas demoraram um pouco mais.

O atendimento pelo site, portanto, em ambas as companhias atendeu de maneira satisfatória.

O Eurail infelizmente perde alguns pontos por não permitir a simulação de reservas antes de adquirir um Passe, porém ganha pontos por disponibilizar um aplicativo onde você pode planejar o seu roteiro e saber se necessitará de reserva ou não (mesmo não adquirindo o passe junto a Eurail, é possível consultar o aplicativo).

Se levar em conta o custo dos Passes e custos adicionais com as reservas, o Eurail Pass, vendido pela própria Eurail é a melhor opção para economizar alguns euros, independente da Classe escolhida.

Apenas peca por não vender passagens individuais, o que a Rail Europa faz para todo o continente.

No mais, acredito que ambos os sites são ótimas opções (apesar da diferença de preços), pesquise qual é a melhor opção para você. E se optar pela compra individual, prefira comprar todas ao mesmo tempo para que economize no Frete.

E boa viagem! 😀

6 comentários sobre “Trens pela Europa, qual opção selecionar?

  1. Pingback: Lyon: Uma rápida visita pela cidade! - Romão no Avião

  2. Pingback: Strasbourg: A mais alemã das cidades francesas - Romão no Avião

  3. Pingback: Marseille: Um rápido olhar sobre esta cidade - Romão no Avião

  4. Pingback: Rouen: Dos Vikings, Joana d'Arc e Além - Romão no Avião

  5. Pingback: Champagne: Uma história marcante - Romão no Avião

  6. Pingback: Vinho e a Cidade de Bordeaux: Parte I - Romão no Avião

Deixe uma resposta