Antes de começar a publicar sobre os monumentos de Paris e entorno, se faz necessário dar uma dica de ouro que pode ser extremamente útil: Paris Museum Pass. E apesar de eu não ter utilizado na minha última ida à França (já que intercalei Paris com outras cidades), eu utilizei na primeira vez e com toda certeza vale a pena, se usado da maneira certa.
O que é o Paris Museum Pass?
É uma forma de adquirir ingressos para diversos monumentos de uma vez só, contudo, tem uma validade que pode variar de 2 a 6 dias.
São mais de 50 museus e monumentos na cidade de Paris e na região parisiense.
Já postei anteriormente a existência de outros passes semelhantes, como por exemplo French Riviera Pass e o Côte d’Azur Card, dentre outros.
Quais as modalidades e quanto custa o Paris Museum Pass?
O Paris Museum Pass é vendido com três durações distintas, segundo consta no site, a duração é em horas e contadas a partir da primeira utilização, entre 2.015 e 2.016 quando usei, era por dia. Então nessa modalidade por hora, pode ser muito mais benéfico para quem deseja usar no final da tarde ou a noite.
As modalidades e os preços disponíveis são:
- 2 dias ou 48 horas: 52 euros (Para 28/11/2024: 70 euros)
- 4 dias ou 96 horas: 66 euros; (Para 28/11/2024: 90 euros)
- 6 dias ou 144 horas: 78 euros. (Para 28/11/2024: 110 euros).
Pessoas abaixo de 18 anos possuem entrada gratuita em muitos dos museus e monumentos que compõem o Paris Museum Pass, além disso, cidadãos de países da União Europeia que possuam 25 anos ou menos podem usufruir da gratuidade no acesso.
Quais museus e monumentos dá para acessar?
É permitido o acesso a cada museu ou monumento apenas uma vez durante a duração do passe, então não poderá repetir a ida ao mesmo museu, por exemplo, mesmo que seja no mesmo dia. Conforme abaixo, alguns dos lugares que aceitam o Paris Museum Pass:
Museus
- Louvre;
- Exército – Tumba de Napoleão
- L’Orangerie;
- D’Orsay;
- Centre Pompidou – Museu Nacional de Arte Moderna;
- Du Quai Branly
- De Cluny – Museu da Idade Média;
- Arte e História do Judaísmo;
- Instituto do Mundo Árabe;
- História da Imigração;
- Picasso-Paris;
- Rodin-Paris;
- Rodin-Meudon
- Eugène Delacroix;
Castelos
- Versailles e o Trianon;
- Fontainebleau;
- Vincennes;
- Domínios de Chantilly;
- Rambouillet;
- Compiègne;
Outros
- Panthéon;
- Sainte-Chapelle;
- Basílica Catedral de Saint-Denis;
- Conciergerie;
- Arco do Triunfo;
Onde comprar o Paris Museum Pass?
Existem vários lugares em que é possível adquirir o Passe, para a lista completa, acesse aqui. Contudo, segue abaixo a lista de alguns lugares:
Online
É possível adquirir diretamente no site do Office du Tourisme et des Congrès, bem como em outros sites, então veja qual a melhor opção.
Mediante o pagamento de frete, você pode receber o Paris Pass Museum em sua casa, entretanto o valor pode variar entre 11,90 e 26,90 euros, a depender da localização.
Também é possível receber o passe em um hotel, desde que esteja dentro de Paris, possui um custo de 12 euros e demora entre 24 e 48 horas.
Além disso é possível retirar em Paris, sem custo adicional, são dois pontos de retirada:
- Bureau central de l’Office du Tourisme de Paris;
- Localizado na Rua de Rivoli, n° 29, no Quarto Arrondissement
- Funciona de Segunda a Sábado, das 10h às 18h. Se encontra fechado aos domingos e feriados.
- Bureau Gare du Nord,
- Está situada na Rua de Dunkerque, n° 18, – (próximo das vias 7-9 – chegadas internacionais), no Décimo Arrondissement;
- Aberto de Segunda à Sábado das 09h às 17h. Não abre aos domingos e feriados.
Aeroporto Roissy-Charles de Gaulle
São dois locais dentro do Aeroporto disponíveis para compra do passe:
- Terminal 2E
- No nível das Chegadas – Portão 7
- Funciona das 07h às 15h
- Terminal 2F
- No nível das Chegadas – Portão 11
- Funciona das 07h às 15h
Aeroporto Orly
Também são disponibilizados em dois terminais
- Terminal 1-2
- No nível das Chegadas – Portão A
- Funciona das 10h às 18h
- Terminal 3
- No nível das Chegadas
- Funciona de Segunda a Sábado das 10h às 18h.
Gare du Nord:
- Está situada na Rua de Dunkerque, n° 18, – (próximo das vias 7-9 – chegadas internacionais), no Décimo Arrondissement;
- Aberto de Segunda à Sábado das 09h às 17h. Não abre aos domingos e feriados.
Gare Saint-Lazare
Embora conste no site que é na Estação Saint-Lazare, na verdade está situado nas Galerias Lafayette:
- Boulevard Haussmann, n° 48, no 9° Arrondissement de Paris.
- Funciona todos os dias das 10h às 18h.
Nos Museus e Monumentos
Os museus e monumentos podem vender o Paris Museum Pass exceto nos que estiverem em reformas ou forem alguns que optam por não vender o Passe.
Exemplos de utilização do Paris Museum Pass
Considerando o custo elevado, é necessário planejar muito bem as visitas que deseja fazer, para que dessa forma você não perca dinheiro.
Segundo consta no site, em média para economizar é necessário realizar ao menos 4 visitas para o passe de 2 dias; ao menos 5 visitas para o passe de 4 dias e ao menos 6 vistas para o passe de 6 dias.
Alguns exemplos de roteiro que possam valer a pena:
- Custo do passe de 52 euros. Ao selecionar visitar os 5 lugares abaixo, a economia será de 6 euros.
- Conciergerie + Sainte-Chapelle: 18,50 euros ou 11,50 euros cada, se comprados sem ser nesse combo.
- Arco do Triunfo: 13,00 euros;
- Basílica Catedral de Saint-Denis: 9,50 euros;
- Museu do Louvre: 17,00 euros
- O custo do passe é de 66 euros, então a sugestão abaixo já dá para ver mais atrações sem precisar correr e irá compensar ainda, pois a economia é de 13 euros.
- Museu do Louvre: 17,00 euros – particularmente, eu recomendo que seja dedicado um dia inteiro, se possível nos dias em que abre até mais tarde.
- Castelo de Versailles: 18,00 euros – também o ideal é que seja dedicado um dia, pois a propriedade de Versailles é grande demais, considerando os jardins e o Petit e o Grand Trianon.
- Museu do Exército e Tumba de Napoleão: Custo de 14 euros;
- Panthéon: 11,50 euros
- Conciergerie + Sainte-Chapelle – 18,50 euros
- Seis dias: Apesar de custar 78 euros, se bem utilizado a economia irá compensar muito, por exemplo se fizer os mesmos lugares que citei como sugestão para 4 dias, já sairá no lucro por 1 euro, tendo 2 dias a mais para visitar outros lugares.
Caso você vá no primeiro domingo do mês, aproveite, pois diversos museus são gratuitos neste dia.
Prós e Contras do Paris Museum Pass
Vantagens do Passe
A maior vantagem, em minha opinião é agrupar diversos museus e monumentos em um só ingresso, sem necessitar ou ir diretamente a bilheteria ou comprar em diversos sites diferentes.
Além disso a economia pode ser imensa para quem se organizar, ainda mais que desde 2019 é considerada a hora de ativação no primeiro museu/monumento. Então se utilizar às 16h de quarta-feira, por exemplo, será possível utilizar o passe até às 15h59 de sexta-feira.
Em 2.015/2.016 o que importava era o dia da ativação, portanto, se usasse as 16h na quarta, só teria a quinta para utilizar. Dessa forma, essa foi uma grande melhoria do passe.
Desvantagens do Passe
Se comparado a 2.015/2.016 foi a perda da possibilidade de retornar ao mesmo museu, por exemplo, na época cheguei a sair e voltar ao Louvre no mesmo dia (o que hoje já não seria possível).
Mas acredito que a maior desvantagem hoje do Passe é que em caso de perda do passe, não há como reaver as horas remanescentes para expirar.
E claro, o tempo de utilização, que são em horas corridas e se houver alguma greve ou as condições climáticas não permitam a utilização, por exemplo, não há como prorrogar a utilização.
Conclusão Final sobre o Paris Museum Pass
Se houver planejamento e não perder nenhum dia da utilização é possível ter uma economia muito grande que poderá ser usada para visitar monumentos que não estão inclusos no passe ou mesmo gastar em outras coisas.